top of page

NF Coaching          Excutivo, Pessoal e Profissional

POR QUE COACHING NÃO É PALESTRA MOTIVACIONAL?

Muitas pessoas que tem certo contato de forma rápida com o processo de coaching, pode entendê-lo como um “processo motivacional”, já ouvi várias classificações como: “palestra motivacional”, treinamento motivacional” e até mesmo “terapia de grupo motivacional”, no entanto o coaching não deve ser confundido com outros processos, sendo ainda que o uso do termo “motivacional” deve ser esclarecido e utilizado de forma cuidadosa. Desta forma estimado leitor, vamos as descrições e diferenciações:

 

Coaching X Treinamento/Palestra

 

O treinamento, assim como palestra é uma modalidade de ensino que visa principalmente a transmissão de conhecimentos para o desenvolvimento de habilidades específicas, geralmente ocorrendo em grupos no qual aquele que possui determinados conhecimentos do tema a ser tratado conduz o processo de aprendizagem. O processo de coaching visa despertar e acessar o potencial do coachee de forma não diretiva ao longo de um processo com objetivo posto e acordado entre as partes, que pode ser em diversas áreas (pessoal, carreira, organizacional entre outras), pode ocorrer tanto em grupos como individualmente com foco em resultados.

 

Motivacional

 

O conceito de motivação tem uma longa trajetória de pesquisas e definições diversas, para efeito desta postagem consideremos a definição de Vernon (1973, p.11) apud Todorov e Moreira (2005, p.120) segundo o qual “A motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes. Contudo, é evidente que motivação é uma experiência interna que não pode ser estudada diretamente”. 

 

No coaching objetiva-se a realização do coachee por meio de seu potencial, o processo envolve autoconhecimento e a utilização dos motivadores de cada indivíduo que devem ser postos em ação para o sucesso do processo. Como afirmado por Vernon estes são intrínsecos, no coaching não se motiva o coachee, busca-se dinamizar sua percepção para que ele conheça e tenha acesso a estas forças internas, é evidente que é possível oferecer estímulos externos, mas motivação no sentido integral só é desperta de forma interna por cada indivíduo, desta forma não existe uma topografia padrão para motivar grupos ou mesmo pessoas.

 

Evidenciados os conceitos acima seria improvável conceber e relacionar treinamento e/ou palestra ou mesmo outros processos de aprendizagem e o conceito de motivação em um único processo que possua resultado duradouro e verificável, e ainda associá-lo de forma tão diretiva ao processo de coaching. Autora: Taís G. Santos

Chi Kung Empresarial: resiliência e força interna executiva   por  Wagner Ballak

Antes de começar o artigo, vou definir a palavra "resiliência".
Resiliência possui diversos significados para a área da psicologia, administração, ecologia e física. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.

Quem nunca ouviu dizer no mundo da Administração que o executivo, cidadão do mundo, gestor e líder tem de ser uma pessoa resiliente e cheia de predicados técnicos e pessoais (carisma, por exemplo)? Pois é. Isso tudo é, ainda, uma questão situacional interessante. Para muitos, líder já nasce pronto. Eu não acredito nisso. Acredito em esforço e treinamento. Melhora contínua. Claro.

Há pessoas com perfil fantástico para lidar com seres humanos. Mas, e o resto? Tudo pode ser relativizado aos olhos das equipes, dos chefes e dos subordinados. Enfim, dos stakeholders. Preparo é fundamental. Falando em treinamento, que é o centro deste artigo, desejo mostrar a todos aqui, leitores, o segredo mais bem guardado do Wu-Shu (o Kung-fu, como todos conhecem). Mas, onde isso vai se aplicar na gestão??? Veremos abaixo.

O Kung-fu (em tradução livre: trabalho benfeito, trabalho duro) é uma arte marcial chinesa muito antiga! Há muitos segredos (nada de magia e nada de filosofia utópica) que envolvem esta arte marcial, que foi iniciada na Índia e levada para a China por um sábio chamado Tamo (o nome chinês do Buda), no século XVI. Entre todos os detalhes apresentados pela mídia, algo que não se vê muito nos canais esportivos, há uma técnica não ortodoxa chamada CHI KUNG (Qi Gong).

Há 2 tipos específicos: medicinal e marcial. Falemos do marcial. É puro flagelamento. A técnica é o trabalho de flagelamento do corpo de modo que este fique completamente calejado no decorrer do tempo, sem marcas. E isso exige demais de quem o pratica. Devem-se praticar muitas técnicas para que não haja dano ao organismo. Há uma série de exercícios de respiração, de movimentos, sessão de autopancadaria e muita força. O flagelamento junto com a respiração, com o passar dos anos, transforma o corpo em uma verdadeira armadura, resistente fisicamente e muito forte no ponto de vista marcial (não tem a ver com músculos proeminentes).

O Chi é desenvolvido, transferindo-se a energia fluída para o restante do corpo, formando uma "aura" energética que protege o organismo durante uma agressão ou as sessões de calejamento intensas. Coisa de louco? Não. Sabedoria chinesa. O preparo físico dos monges de Shaolin é lendário e não existem precedentes.

Eles eram criteriosamente convocados para a defesa de cidades inteiras, lutando contra exércitos de generais rivais e sempre venciam!!! Como? Suas estruturas eram tão fortes (mental e fisicamente) que se tornavam imbatíveis. Só para ilustrar o que digo, é possível que um carro passe por cima do abdômen de um graduado (faixa-preta) sem que ele seja esmagado, mostrando o tamanho da força interna e resiliência do corpo.

Por isso, quero ressaltar a importância de levar esse treinamento para um patamar mais profissional no sentido empresarial, acadêmico e relativizado como uma "armadura" contra o estressante mundo dos negócios.

A vida profissional exige que o executivo esteja preparado para tantas ocasiões que é necessário que ele tenha resiliência e muita disposição para suportar a carga de trabalho e as inúmeras forças que regem o âmbito empresarial. Lidar com pessoas, estudos, viagens, estresse, carga intensa de trabalho etc, tornam os executivos verdadeiros zumbis corporativos caso não estejam preparados para serem CEOs ou líderes. Aí, entra o "treinamento":

- construa o hábito do estudo constante;
- aprimore-se tecnicamente (MBA, idiomas, Mestrado etc);
- crie o hábito da leitura de mundo e cotidiano;
- tenha alimentação e suplementação saudável;
- tenha vida saudável;
- tenha hobbies;
- faça exercícios;
- tenha autoestima;
- tenha amor próprio e autovalorização;
- tenha boas noites de sono;
- não beba e não fume;
- pare de se empanturrar com lixo alimentar;
- cultive bons relacionamentos profissionais e pessoais.

Ah... e o tempo? Administre seu tempo. Não existe a frase: "- não tenho tempo para almoçar direito", ou "- não tenho tempo para exercício". Então, quanto tempo você pretende durar no seu cargo? Sem saúde, sem preparo, sem resiliência, sem os itens listados, o executivo se torna um candidato ao fracasso pleno em sua vida! Não tem a ver com dinheiro. Para que dinheiro se não houver saúde??? Por que você, rapidinho, encontra tempo para algo que adora? Inclua nesse "adorar", uma vida saudável. Crie uma FORÇA IMBATÍVEL que vai lhe proteger dos danos da vida moderna! Seja saudável. Pratique a GESTÃO MARCIAL em si.

Primeiro: VOCÊ é a pessoa mais importante para você mesmo! Diga: "- eu gosto de mim?". Se não, continue tendo sua vida sendo deteriorada pelos péssimos hábitos. Chi kung é a criação de uma vida saudável em todos os aspectos. A fonte da liberdade é a saúde e não o dinheiro.

Resiliência: "chi kung" na mente e na sua vida. Aprenda a ser resiliente para se libertar das vicissitudes, do conformismo, do achismo e dos ismos da vida insana. A vida não é regida pelas práticas erradas da maioria, mas, pelo seu equilíbrio consigo.

Mudando o caminho da sua vida

Quais os resultados você gostaria de obter através do meu programa de Coaching on line  ou Coaching presencial? Enfrentar e vencer os medos e fobias ou aumentar sua auto-confiança? Dominar técnicas de gestão do tempo ou elaborar um planejamento pessoal estratégico?  Escolher uma carreira que lhe dê muito dinheiro e na qual você goste de trabalhar ou melhorar os relacionamentos familiares ou  profissionais? Resolver conflitos conjugais ou dominar o uso correto do seu dinheiro deixando de gastar com coisas inúteis? Então! Agende agora uma sessão experimental e gratuita  e vamos juntos  mudar o caminho da sua vida nesse ano de 2016.

DIFERENCIAIS

Cada cliente (coachee) é específico e único, durante o meu processo de coaching, que é personalizado e tratado de forma exclusiva e diferenciada.

Metas diferentes exigem ferramentas diferentes para propiciar o resultado almejado. Dispomos de mais de 200 ferramentas exclusivas do life coaching

Agimos em conformidade com o código de conduta e ética do Coaching e cada processo é salvaguardado pelo sigilo profissional esperado pelo cliente.

Então meu amigo, minha amiga, não espere mais: agende sua sessão inicial e gratuita pelo e-mail nielsenfreire@gmail.com Pode ser utilizado também os canais do site, do blog ou telefone, que se encontram ao pé da página.

Meu abraço

Nielsen Freire

PS:  “Não faça de sua vida um rascunho.Você  pode não ter o tempo necessário para passá-la a limpo.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Olá,

Quais as suas expectativas para este ano de 2016? Já pensou nisso? O primeiro mês do ano já terminou e restam 11 meses para realizar tudo aquilo que foi sonhado  nos festejos de final de ano para que esse ano seja diferente do anterior.

Primeiro me deixa perguntar: você sabe a diferença entre sonho e objetivo e meta?

Na teoria, há diferenças significativas entre sonhos, objetivos, metas e visão. Na prática, eles se misturam tanto que parece a mesma coisa. Na verdade, são diferentes perspectivas em torno de um mesmo assunto. As nuances que separam tais conceitos revelam a importância de cada um.

O sonho enquanto desejo,  não está minimamente claro e estruturado na mente, pode-se dizer que ele é apenas um sonho. É a semente de um processo de mudança. Sonhos são confusos e abstratos. São emocionais e têm pouca utilidade prática.

Os objetivos são racionais e claros. Eles surgem quase que naturalmente quando a visão é suficientemente clara.  São as raízes do planejamento e etapas de um plano de ação. O aspecto emocional do sonho e da visão é importante. Todavia, a aplicação prática e a comunicação diária entre os envolvidos se torna muito mais fácil quando há elementos racionais, diretos, estruturados e ordenados. As pessoas podem entender a visão, porém só conseguem colaborar se os objetivos forem claros. Declarações de objetivos facilitam as tomadas de decisão, a priorização de atividades e o investimento de recursos (tempo, dinheiro, atenção, etc.).

O estágio final do amadurecimento dos desejos é o estabelecimento de metas. Para manter-se no caminho e saber o que ainda está por vir, é necessário que as ações e resultados sejam medidos, gerando um histórico de desempenho e ritmo. Desse modo, fica fácil reconhecer se há evolução ou não. Também fica mais fácil saber quando insistir, desistir ou mudar de estratégia. Quando você atinge uma meta, sabe que está mais próximo de sua visão. Isso é um grande estimulo, não?

Dito isso, para estabelecer um planejamento, sem dificuldades é só seguir esses passos: tome uma folha de papel e comece a trabalhar.

  1. O QUE VOCÊ QUER? Escreva detalhadamente o seu desejo. Procure ser o mais claro e específico possível para que não ocorra erros de interpretação.

  2. QUANDO ? Defina uma data factível ou seja a data possível para realizar ou alcançar o que você quer.

  3. QUAIS SÃO OS PONTOS FORTES PARA VOCÊ CONSEGUIR ATINGIR SUA META (O QUE VOCÊ QUER)?  Você deve listar aqui tudo aquilo que pode ajudar ou favorecer você na campanha de atingir a meta (recursos materiais, financeiros, conhecimentos, habilidades, disponibilidade de tempo, outras pessoas envolvidas, etc). Quando você deseja alguma coisa o Universo conspira a seu favor para conseguir o que quer.

  4. QUAIS SÃO OS PONTOS FRACOS PARA VOCÊ CONSEGUIR ATINGIR SUA META? O Universo  conspira a seu favor para conseguir o que quer, mas não tira as pedras do seu caminho, ajuda a evitá-las ou vencê-las, então liste aqui tudo o que pode  lhe causar dificuldades ou impedir você de conseguir sua meta. Seja o mais claro e específico possível.

  5. COMO? Escreva detalhadamente o que precisa ser feito para alcançar sua meta – realmente como fazer – com quem falar, o que comprar, o que descartar, quais recursos necessários e disponíveis, lista de prioridade de ações, etc. Assim, você terá o plano de ação para concretizar sua meta.

Ao final desse trabalho o seu planejamento estará pronto. Pode ser de curto prazo (1 ano); pode ser de médio ou longo prazo; pode ser semestral ou até mesmo mensal. O importante é que tenha o seu planejamento. Boa sorte!

PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE SUCESSO

O QUE É COACHING

 

Coaching é processo de desenvolvimento e gerenciamento do comportamento humano com objetivo de  levar a pessoa ao estado desejado por meio  de mudanças e transformações comportamentais sustentáveis com  o propósito de aumentar a performance e  os resultados.

Prioriza o  aprimoramento das competências, conhecimentos, ferramentas e técnicas das diversas ciências e áreas do conhecimento.

 

O Coaching é uma filosofia de vida, um processo de desenvolvimento contínuo que produz mudanças positivas e duradouras, sendo metodologia de melhoria comportamental que causa impactos nas habilidades e competências para atingir metas, solucionar problemas e produzir crescimento , maximizando resultados pessoais e profissionais.

LIGUE JÁ : 24 - 998911653

bottom of page